domingo, 24 de novembro de 2019

Eu li : Rebeca - Alguns não pecam por nada

Rebeca.

Livro: Alguns Nao Pecam por Nada.
Autor: Marco Buzetto.

Não contém spoilers.

A personagem Rebeca projeta em si mesma, tudo o que julga errado na sociedade.
Faz isso como uma forma de proteção, ela não quer ser vítima de ninguém, mesmo que para isso signifique ser vítima dela mesma. Uma jovem confusa, cheia de conflitos e chata, do tipo que usa a própria vida desenfreada para julgar os outros.

Leitura papo cabeça.
É possível se identificar com algumas opiniões da personagem, que são muitas.
Nos diálogos existem muitas frases de efeitos interessantes. Dever ler sem pressa para absorver melhor a ideia de cada capítulo.

A escrita tem uma influência brasileira muito grande. Ponto positivo já que existe uma tendência muito grande dos novos autores distanciarem do sul e se aproximarem mais do estilo norte americano, por conta dos best seller e filmes hollidianos. Confesso que esperava por termos de baixo calão. O autor optou por uma escrita mais comedida.

Rebeca é um livro caótico, denso, ruim de ler difícil de acompanhar e cansativo, e isso quem diz é a melhor amiga de Rebeca.
É um livro que aborda a filosofia e tem como fundo muito sexo é muita bebida alcoólica. A personagem principal é uma espécie pensadora ninfomaníaca, que critica duramente os costumes conhecidos como corretos. O sexo para ela tem várias formas, e nenhuma forma é imoral. Para ela imoral são as pessoas que não pensam e são escravas do falso moralismo. Existem alguns momentos que a personagem causa uma certa repulsa proposital no leitor, mas no final da leitura, ela se justifica de forma sincera e transforma o ódio em um sentimento pobre e sem sentido. É muito interessante a ligação entre sexo prolongado e os longos questionamentos na mente de Rebeca, como se uma coisa completasse a outra. Existe aqui uma espécie de quebra da quarta parede, em que a personagem sabe que é uma personagem e questiona quem se atreveria escrever sobre ela.

Rebeca é definitivamente uma experiência interessante.

Aqui, você poderá degustar um pouco dessa experiência!

Ei leitor? O que você achou dessa postagem?  Comente nos comentários sua opinião.

Um comentário:

  1. Olá, caro Fernando. Começo pedindo desculpas pela demora em encontrar seu comentário em meu site. Agora posso agradecer imensamente pela leitura e também por esta crítica ao livro; muito boa, inclusive. Me peguei à palavra "chata" para a personagem. Mas não posso negar que talvez ela seja mesmo. Tem razão.

    Grande abraço, Fernando.

    ResponderExcluir